Innovatrix

Empreendedores são o motor da prosperidade

post5

Dizem que o sistema educacional em Cuba é muito bom – idem no Irã, idem na antiga União Soviética. Mas a União Soviética quebrou por falta de produtividade, e Cuba e Irã estão caindo pelas tabelas. Como pode? É que educação só gera efeitos produtivos onde existem instituições que incentivem o empreendedorismo.

Ou seja, incentivem a tomada de risco por parte de indivíduos que ambicionam ficar ricos, colocando sua própria pele em jogo e assumindo as consequências.

Esses indivíduos – os empreendedores – são o motor da prosperidade, mas eles só põe a cabeça de fora quando estão seguros de que poderão usufruir da riqueza que vierem a gerar. O sistema (o ambiente!) tem que garantir seu direito a propriedade do que criarem. Eles têm que ter confiança que vale a pena correr o risco. Se isso não ocorre, permanecem formalmente bem educados, mas improdutivos, trabalhando de 8h às 17h numa burocracia (estatal ou privada) qualquer.

A saúde só muda com empreendedores começando ecossistemas novos do zero.

– Fusões e aquisições de empresas não tem nada a ver com empreendedorismo ou inovação.

– CEOs de empresas estabelecidas gostam de tirar onda, mas não são empreendedores-atuam para preservar o status quo, não para mudá-lo.

 

Leia também