Innovatrix

O empreendedor desconhecido

post1

 

Se você quiser aprender sobre empreendedorismo há muitos livros sobre o tema, mas quase certamente você nunca será um empreendedor. Quem se interessa “teoricamente” por empreendedorismo não tem o espirito da coisa. Se você se deparar com um curso que lhe prometa formação em empreendedorismo, fuja correndo! Grande chance de ser “bullshit” e 100% de chance de frustrá-lo.
Empreendedores não frequentam cursos, empreendedores fazem coisas. São “practitioners“. Empreendedorismo não é profissão, é uma prática. É uma atitude diante da vida que se traduz num apetite extremo para correr risco. Ninguém aprende empreendedorismo. Devemos admirar os caras porque é graças a eles que a sociedade prospera, mas eles são quase sempre perdedores. Perdem para que nosotros ganhemos.
Nassim Taleb tem belas passagens sobre o tema: “ser empreendedor é uma coisa existencial, não uma coisa financeira. Inovação não vem de gente estudada, vem de práticos, experimentadores, risktakers. Esses são os que movem o mundo. Deveríamos homenageá-los, mas não sabemos quem são, pois a (enorme) maioria morre sem sucesso. Morrem para que a sociedade avance. Deveríamos comemorar o dia do ‘empreendedor desconhecido’ e reverenciá-los como fazemos com soldados mortos no campo de batalha”.

Leia também