Innovatrix

Inovação em tecnologias sociais é a coisa certa

empreendedorismo

Empreendedorismo em saúde deve focar em TECNOLOGIAS SOCIAIS – arranjos de “processos, pessoas e tecnologias” que produzam melhores resultados com menores custos.

Tecnologia físicas apenas não resolvem, não baixam custos e preços só sobem. Aparelhos disso e daquilo são apenas ferramentas, faltam as duas outras pernas da tríade. Inovação em tecnologias sociais é a coisa certa.

A IBM ressurgindo das cinzas e a XEROX perdendo o bonde nos anos 90. Ambas craques em “aparelhos” matadores. Uma inovou organizacionalmente, a outra não. Competição – algo inexistente em saúde – é que força alta qualidade com custo baixo. Ausência de competição verdadeira induz oferta de serviços ruinzinhos com custos altos demais.

Até os anos 60, a XEROX reinava protegida por patentes do processo de fotocópia que criara, mas quando a proteção acabou foi um desastre. Idem na indústria automobilística, que até a entrada dos japoneses (anos 70) era um “clube de comadres” das 4 grandes montadoras americanas. A competição forçou-as a achatar hierarquias, introduzir processos just-in-time na gestão de estoques, envolver fornecedores e trabalhadores, terceirizar etapas da produção,etc. Tudo tecnologias sociais. O WalMart é isso; a Amazon, é isso. É disto que a saúde precisa.
Só que com essa competição de mentirinha não vai dar.

 

Leia também