INNOVATRIX - Clemente Nobrega
Em outubro, o segundo curso do “INNOVATRIX 5 minutos”
Fala-se demais que o tempo em que vivemos é marcado pela mudança. Que “a mudança muda mais rápido do que podemos entender e nos adaptar; blá..blá..blá” .É um clichê que beira o insuportável e, se você é como eu , já deve estar cheio desse papo. Será que ainda se pode dizer algo original e inspirador sobre “mudança”? Se ela é o dado central em nossas empresas e nossas vidas , eu começaria perguntando: “Qual o insight mais inspirador sobre a ideia de mudança? “.Quem disse as coisa mais verdadeiras e originais sobre esse tema? O que sabemos hoje com certeza sobre o que é “mudar”?
Charles Darwin mostrou que mudança que mantém vivo o que está vivo, se chama evolução. Ele estava interessado nas coisas vivas (não em planetas ou objetos inanimados como Newton), e concluiu, depois de décadas de pesquisa, que tudo o que é vivo é resultado, não de um ato criador isolado, não de um evento estático, mas de uma dinâmica que se desenrola há bilhões de anos e que, hoje sabemos, vale para empresas também. Para termos sucesso hoje ,na vida do dia-a-dia e na empresa, temos de saber interferir com essa coisa de mudança. Mudança tem que ser gerenciada, não pode mais ser deixada ao acaso. Quando essa interferência a que chamamos de gestão é bem sucedida nós damos a ela o apelido de”inovação. Quando é mal sucedida nós a chamamos de KODAK, Enciclopédia Britannica,Nokia, BlackBerry,Microsoft talvez…
Nosso segundo curso no INNOVATRIX 5 minutos, chamado “O passo-a-passo do empreendedor”- que será anunciado semana que vem, vai começar com o estágio inicial na vida de qualquer organização que venha a ter sucesso. Vai apresentar ferramentas práticas para que a empresa evolua e não morra jovem.
Em outros cursos,mais adiante, vamos ver o que a empresa tem que fazer para continuar a “não morrer” à medida que o tempo passa.