Innovatrix

Da confusão quântica à ciência da informação

post1

 

A confusão quântica em Física se deu porque nosso entendimento do que causa o que no universo, mudou. Não eram forças como Newton pensara; era o “quantum”- um pacote básico de energia. Com o conceito de “informação”, que surgiu décadas depois da Física Quântica estar estabelecida, especula-se que o fundamento não é o “quantum”, é o BIT- uma unidade de medida totalmente abstrata, não associada à nada concreto, mas a uma operação lógica, uma coisa mental, digamos: a existência ou ausência de alguma coisa. A presença ou não de certa condição. O surgimento ou não da possibilidade de algo concreto se materializar no universo.

Essa noção de que informação é uma coisa “física” (ainda que, paradoxalmente, abstrata) tem implicações enormes na vida das pessoas, coisa que Física Quântica nunca teve.

Quanto mais fácil é digitalizar (transformar em bits) coisas num setor, mais rapidamente esse setor muda. Empresas… produtos… mais digitais – Google, FaceBook, Uber etc – destroem ofertas centenárias (Enciclopedia Britânica, Kodak). Aparecem e dominam em períodos curtíssimos (menos de 5 anos). Setores como varejo de alimentos, assistência médica , mudam mais lentamente. Mas todos mudam e todos vão mudar. Entender o conceito de informação é essencial. Aguarde.

 

Leia também