Como reformar o sistema de saúde brasileiro?
John Nash – o matemático vivido por Russell Crowe no filme “Uma Mente Brilhante”(recomendo) – foi expoente na “teoria dos jogos”, mas craque mesmo foi outro John, o húngaro John Von Neumann, assessor do Pentágono na Guerra Fria (recomendou o bombardeio da União Soviética antes que esta tivesse bombas nucleares – era o racional porque só haveria “um encontro” entre os players; Coreia do Norte x EUA hoje, é menos dramático porque a ação de um provocará a do outro; haverá outros “encontros”). Guerra é sempre soma zero. Reciprocidade é que constrói paz.
Ocorre, que haverá predação sempre que comportamentos sociais não fomentem reciprocidade (alô Brasil!), e um grande achado da ciência moderna foi identificar fundamentos do comportamento certo: TIT FOR TAT é esse fundamento.
Quando há tentação de se tirar vantagem (trair o grupo) TFT nunca trai primeiro – ela é uma estratégia “do bem” (“nice“). Mas se o outro trai, ela trai também (é retaliadora-“tough“). Se o outro para de trair, TFT também para e volta a cooperar (é “forgiving“); e – por ultimo – TFT é totalmente transparente em sua forma de agir (“clear‘).
Agora vamos usar essa descoberta para mostrar como reconfigurar o sistema de saúde para torná-lo um jogo de soma positiva. A Teoria dos Jogos vai mostrar na prática como reformar o sistema de saúde brasileiro .