Innovatrix

A pandemia não é um Cisne Negro

post3

 

Em 26/01/2020 pesquisadores da “ciência da complexidade” publicaram um paper (uma pagina!) recomendando proibição de vôos e suspensão do comércio (*). Em 30/01, a OMS desaconselhou (veja ilustração). O mundo deveria ter ouvido quem sabe que não sabe.

A pandemia não é um “Cisne Negro”. Cisnes Negros são eventos de alto impacto, altamente improváveis e imprevisíveis. Apenas o timing era imprevisível no caso do corona. Muita gente alertou/pediu preparação – Bill Gates, pesquisadores, políticos. O fundo de investimentos que Nassim Taleb assessora rendeu 3600% em Março apostando contra as recomendações da OMS.

Novas pandemias virão se continuarmos no TITANIC pilotado por políticos e pela concepção de “ciência” da OMS. Não tem sentido fazer análise “custo-benefício” de medidas como contenção/isolamento/quarentena/testes em massa. O custo de não fazer pode ser infinito (o que em jargão matemático chamam de “ruína” do sistema) – ou seja, a espécie pode ser extinta.

Achar que o que não podemos ver ou não podemos saber, não pode influenciar nossas existências, é um erro originado na arrogância de certo tipo de “especialista”. Pode levar à ruína.

(*) https://necsi.edu/systemic-risk-of-pandemic-via-novel-pathogens-coronavirus-a-note
Também não tem sentido desaprovar o uso de máscaras como a OMS fez (parece que já voltou atras). Não precisa de comprovação científica baseada em evidência para isso. Na dúvida, use. O pior que pode acontecer é ser inócuo. A assimetria favorece o uso. Usem. Se tiver algum efeito positivo, será ganho.

 

 

Leia também