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A Ciência da Gestão

Este livro é sobre a maior inovação do século XX. Gestão – uma disciplina (ou seja: um conjunto de conhecimentos codificados) cujo foco é a obtenção de resultados

Administração deve ser entendida/ensinada/aprendida como uma disciplina. Da mesma forma que medicina, engenharia ou qualquer outro saber que se apóie em conhecimento codificado. Na primeira parte deste livro, vamos ver por que isso é verdade, por que precisamos de uma “ciência da gestão” – com princípios que nos habilitem não só a explicar o passado, mas também a agir hoje para construir o futuro que queremos. Gestão é sempre sobre o futuro. Sem capacidade preditiva, nenhuma disciplina vale muito (ou melhor: não vale nada). Vamos identificar os elementos principais dessa “ciência” – seus blocos de construção – e mostrar por que eles são as peças relevantes no quebra-cabeças.

Na segunda parte do livro, vamos juntar os pedaços e dar forma à coisa. O que queremos é o seguinte: uma moldura para gerenciar (pessoas e processos; a inovação, o marketing, a estratégia). Esse método deve funcionar com base em princípios que nos levem com mais probabilidade de sucesso aos resultados que desejamos alcançar. É isso que chamo de ciência da gestão. Um engenheiro constrói uma ponte usando um método assim, um médico prescreve uma linha de tratamento idem. Será que nós, gestores, podemos chegar lá em nossas empresas? Este livro demonstra que sim e mostra como.

Na terceira parte, vamos usar nossa “ciência” para tratar especificamente do Brasil. Dos desafios que nossas organizações enfrentam e o que elas devem fazer concretamente. Das oportunidades para o empreendedorismo brasileiro (onde estão as melhores oportunidades para se ganhar dinheiro?). De algumas questões relacionadas às organizações sem fins lucrativos (ONGs), políticas de governo, etc. Nossa ciência, para ser digna desse nome, tem de ser capaz de dizer coisas concretas sobre tudo isso.

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