Innovatrix

Quer ficar rico?

Posso lhe dizer os componentes da fórmula geral para isso. Não sou especialmente bom no seu manejo, mas a fórmula é infalível. Parta da seguinte verdade factual (insofismável).

“Não existe uma quantidade finita de riqueza no mundo, caso contrário ainda estaríamos agachados em cavernas, tentando descobrir como dividir pedaços de lenha, e, de vez em quando, cervos mortos. A maior parte da riqueza da civilização (basicamente toda ela) foi criada”.

O PIB do mundo era zero até 10mil anos atrás (quando a agricultura foi inventada), hoje é de zilhões de dólares. De onde veio essa riqueza? Do rearranjo de coisas (recursos) que já estavam no ambiente. Nada veio de fora. Conclusão lógica: a possibilidade de se criar riqueza nova é inesgotável.

Criação de riqueza nova é o que chamam de INOVAÇÃO. Foi graças a esse processo (não graças a pessoas geniais) que a riqueza per capita (no mundo todo) cresceu e cresce. Não são pessoas especiais, é uma dinâmica que envolve “pessoas, processos de produção e ferramentas tecnológicas”.

Tire um dos três da fórmula, e você gravita de volta à idade da pedra. Saiba como orquestra-los, e você fica rico.

P.S.: A citação entre aspas que inicia este post é de um filósofo e empreendedor moderno (sim, isso existe!) chamado Naval Ravikant, um “investidor anjo” a quem eu recomendo seguir. Procure no Google.

 

Leia também