A ciência moderna é a ciência da complexidade-um método não matemático (sem equações, sem leis de Newton) que não computa coisas, faz simulações para obter descrições das coisas.
Ela tenta responder a perguntas como as seguintes:
1- Por que, após 40 anos, a hegemonia soviética no leste europeu entrou em colapso em poucos meses, durante o ano de 1989? Por que a própria União Soviética se desintegrou dois anos depois? Por que o colapso foi tão rápido e tão completo?
2- Por que não se consegue prever magnitude de terremotos? Que tipo de dinâmica faz com que existam sempre muitos terremotos pequenos e um número pequeno de terremotos catastróficos? Não existe “terremoto médio”, no sentido de “esperado”. Por que isso?
3- Por que espécies e ecossistemas ficam estáveis durante milhões de anos – e então morrem, ou transformam-se em uma coisa nova, em um “instante” geológico? Talvez os dinossauros tenham realmente sido varridos da Terra pelo impacto de um asteroide, mas será que foi só isso?
4- Por que o sistema financeiro mundial entrou em colapso em 2008 arrastando empresas de grande prestígio? Houve alguma razão pela qual o “crash” tenha vindo naquela janela de dois ou três dias, e não antes ou depois?
5- Como é que uma sopa de aminoácidos e outras moléculas simples que nadavam nos mares do planeta há 4 bilhões de anos, conseguiu formar uma célula viva? O surgimento da vida ocorreu por milagre ou havia algo mais atuando ali?
6- Por que famílias rurais paupérrimas em lugares como Bangladesh ainda produzem sete filhos em média, mesmo quando métodos contraceptivos estão disponíveis gratuitamente- e mesmo quando os habitantes desses lugares sabem que sofrerão com a superpopulação e a pobreza?
7- Por que células individuais começaram a formar alianças há uns 600 milhões de anos construindo organismos que, com o tempo (muito tempo), acabaram dando em nós, humanos?
8- E por que os humanos investem tanto tempo e energia organizando-se em famílias, tribos, comunidades, nações e sociedades de todos os tipos? Se a evolução (ou o livre mercado) é apenas sobre a sobrevivência dos mais aptos, por que produziria alguma coisa além de competição selvagem entre indivíduos egoístas? E, no entanto, num mundo em que pessoas boas, éticas, bacanas, muitas vezes são passadas para trás, por que coisas como confiança e cooperação existem? E não apenas existem, mas florescem mesmo entre gente que não se conhece?
9- O que é uma mente? Como é que pode meio quilo de uma massaroca de matéria nada especial -o cérebro- dar origem a qualidades como “sentimento”, “pensamento”, “propósito”, “consciência”?
10- Por que o sistema de saúde opera de forma tão diferente de outros sistemas? Os custos não caem à medida que a tecnologia avança como ocorre em qualquer outro setor. Por que isso só acontece em saúde?
11- Porque algumas empresas e países inovam mais que outros? Seria por que têm pessoas especiais? Não. O que elas têm é um ambiente em que a inovação emerge com mais facilidade. Como se constrói esse tipo de ambiente?