Innovatrix

Inovação em Saúde

Quem vai e não vai gostar do meu livro sobre inovação em saúde

As soluções a que chego em meu livro sobre inovação em saúde, se inspiram em soluções já consagradas em outros campos. Não estudo o setor de saúde especificamente, mas o que já deu certo em varejo, manufatura, telecomunicações, aviação, computação, entretenimento, serviços em geral…

No livro, digo o seguinte:

“Tente refrear seu impulso de achar que assistência à saúde é uma atividade tão singular que seus problemas não têm correspondência em nenhuma outra área.

Combinemos o seguinte:

- Se você está convicto de que os problemas da saúde são tão especiais que só podem ser resolvidos por especialistas da área da saúde…

- Se tem absoluta certeza de que padrões de inovação em outras áreas não se aplicam à área da saúde por ser esta uma área singular….

- Ou, se crê que, por tratar essencialmente da vida humana e do bem estar de pessoas, a área da saúde pede uma abordagem original, sem relação com as disciplinas conhecidas de solução de problemas…

Então, com muita franqueza, não perca seu tempo com este livro”.

A partir de conexões com “problemas parecidos” em vários setores, chego a soluções concretas para os pacientes crônicos e para a prevenção (uma atividade cuja importância é notória, mas que nenhuma organização oferece porque não se consegue lucrar financeiramente com ela), e outras condições de saúde. Chego ao hospital, ao consultório, ao processo de diagnóstico, ao profissional médico, à enfermagem, à tecnologia, ao prontuário eletrônico, à regulação, a novas formas de remuneração, à atenção primária, ao papel do usuário…

Tudo a partir de heurísticas (regras práticas) iluminadas pela da ciência dos sistemas complexos.

Leia também