Innovatrix

(II) O comportamental é mais importante que o técnico – Grupo 3G

cerveja

 

(II) O grupo 3G (Jorge Leman) vê ameças ao seu império cervejeiro e cria setor de inovação fora de sua estrutura estabelecida. Fez certo. Inovação conflita com”dia-a-dia”. Atribuir responsabilidade de inovação aos que cuidam da operação, não funciona. “Dia-a-dia” embute tudo o que a empresa aprendeu a fazer bem – é previsível, confiável.

Inovação é o oposto – sempre experimental e aberta. Gestão da inovação é gestão do risco. O “direito de existir” do 3G não é vitalício, e para estender seu prazo de validade tem mesmo de desafiar aquilo que aprendeu a fazer melhor – é “o dilema do Inovador”.

Como mostrei num livro de 2004, a solução têm de vir de fora – nunca virá das pessoas e processos existentes. Por quê? É q o conflito “dia-a-dia X Inovação” tem que ser tratado de forma coerente com a tríade existente -“pessoas-processos-tecnologias”-a s PESSOAS têm q desenvolver conhecimento novo em sintonia umas c as outras, e introduzir JUNTAS novos PROCESSOS e TECNOLOGIAS para criar e lançar novos produtos. Do contrário, nada acontecerá.

Inovações disruptivas – as que violam as formas estabelecidas da empresa ganhar dinheiro – só funcionam assim. Vai dar certo? Pode até não dar, mas o 3G fez o certo. Pedir que os gestores do dia-a-dia inovem, é pedir que façam coisas que ameaçarão seus salários. Não rola.

 

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