Empresas de Sucesso. Pessoas Infelizes?
1. Sucesso da empresa, infelicidade das pessoas. Tem que ser assim?
– Empresas de sucesso são comuns, empresas felizes são raras, se é que existem. Fiquei obcecado quando constatei isso. Fui investigar.
2. Entrando no buraco negro da empresa.
– Descobri que as mazelas que geram mais calor que luz nas empresas são as mesmas em todas elas. Parece que isso tem a ver com a natureza humana.
3. O conselho de Kahneman.
– As pesquisas de um psicólogo israelense que ganhou o premio Nobel de Economia, me ajudaram a entender muito da infelicidade nas empresas.
4. A construção de Jack.
– Resolvi examinar o sucesso da GE sob o comando de Jack Welch para tentar equacionar o dilema sucesso-felicidade. O sucesso da GE foi retumbante. Felicidade?
5. Colaborar com “estranhos” não é natural.
– Trabalhar em empresas não está em nossos genes. Não fomos programados para isso mas temos de fazer isso. Entende de onde vem o “calor empresarial”?
6. Engenheirando relacionamentos – o paradoxo do gestor.
– Gestão de empresas é gestão de pessoas. O resto é menos importante. Mas, colaborar em time não é natural e, por isso, a colaboração tem de ser “engenheirada” por um líder.
7. Das cavernas à empresa.
– A empresa é uma mutação de formas primitivas de divisão do trabalho. Grande parte dos gestores parte das premissas erradas quando o assunto são pessoas. Principalmente, os gestores de RH.
8. As regras do nosso jogo – por que não existem “pessoas especiais”?
– Shakespeare, Fernando Pessoa e Millor Fernandes têm mais a ver com nosso tema do que qualquer especialista em gestão. Eles são observadores da natureza humana como ela é.
9. Da estratégia para o sistema, só depois para as pessoas.
– Gestão é sobre pessoas, mas não pode começar pelas pessoas, tem de começar com o sistema que faz a organização funcionar. O sistema é mais importante que as pessoas.
10. Como gerar mais luz?
– Gestão pode prometer luz mas não felicidade. A felicidade que podemos almejar na empresa é diferente daquela da vida pessoal. Sabe o que a define?