Certos temas nunca saem da agenda
Por exemplo: “Por que alguns países são ricos, outros pobres?”. Até Einstein andou dando pitacos nessas coisas. Em 1949, num artigo intitulado “Por Que o Socialismo?” (corram ao Google), ele escreveu: “A anarquia econômica da sociedade capitalista (..) é, em minha opinião, a verdadeira fonte do mal”. Einstein achava que os mercados geram crise, instabilidade e empobrecimento. A única maneira de eliminar esses males, segundo ele, seria estabelecer o socialismo – os meios de produção seriam propriedade da sociedade. Com isso, ele pensava, se garantiria o sustento de todos os homens, mulheres e crianças, a cada um de acordo com suas necessidades.
Bonito, mas errado. Naquela época não era evidente que um sonho aparentemente tão bacana era, no fundo, um mau sonho (isso ficaria claro décadas depois). Alguns, porém, já percebiam. E não eram os gênios da ciência, não.
Joseph Schumpeter já percebia. Sua resposta para a pergunta que não se cala – “De onde vem a prosperidade de quem é próspero?” – foi o oposto exato da de Einstein, e era ele quem estava certo. Ele nos ensinou o que é ser um empreendedor.
Expliquei isso numa matéria para a ÉPOCA NEGÓCIOS em 2007. Leia aqui