Innovatrix

Toda a riqueza que existe no mundo foi criada.

post4

A possibilidade de se criar riqueza nova é inesgotável e é a isso que chamamos de INOVAÇÃO. Toda a riqueza que existe no mundo foi criada.
Até 10mil anos atrás – quando a agricultura foi inventada – a riqueza era zero, hoje é de zilhões de dólares. De onde ela veio?
Do rearranjo de coisas que já estavam no planeta. Nada nunca veio de fora.
É graças a esse rearranjo contínuo que a riqueza cresce, não através de pessoas especialmente criativas, mas sim de uma dinâmica construída pela tríade – “pessoas, processos de produção e ferramentas tecnológicas”.
Sempre achamos que a mente humana opera sozinha, moldando o mundo de forma independente. Mas não, ela cria tríades e é recriada pelas tríades de volta.
O pavor moderno é a possibilidade da mente ser sobrepujada por algoritmos. Nossos cérebros (onde a mente mora) tornados irrelevantes por alguma “inteligência artificial” que a própria mente terá criado.
Seria tão diferente do que sempre ocorreu? Trocamos arco e flecha pela agricultura, carruagem pelo modelo T, conhecimentos estocados em livros e em pessoas, por processos digitalizados – tudo isso mudou as mentes que existiam antes.
Talvez essa massa acinzentada de 1,5kg a que chamamos cérebro, possa ser trocada por outra coisa que se tornaria então a morada da criatividade e do progresso. Ou não.

 

Leia também